varizes

A doença venosa crônica (varizes) está relacionada a hereditariedade, ao sedentarismo, a obesidade, ao tipo de atividade física ou profissional e na mulher, a gestação. Seu tratamento se faz necessário para evitar complicações.

O desenvolvimento nos últimos anos de novas técnicas aumentou as possibilidades de tratamento para diversas situações clínicas. Para a escolha do tratamento ideal, o diagnóstico adequado deve ser realizado através do exame físico durante a consulta e do Doppler venoso. Assim poderemos estabelecer quais as veias acometidas, a extensão da doença e localização.

TRATAMENTO DE VARIZES EM CONSULTÓRIO

Escleroterapia

Trata-se da injeção de substâncias químicas que irão agir na parede do vaso sanguíneo causando sua destruição. Este é um tratamento muito seguro com excelentes resultados estéticos que podem tratar os vasos de coloração avermelhada.

Crioescleroterapia

Também é necessária a injeção de uma substância química, mas neste caso resfriada a temperaturas baixíssimas, o que aumenta a eficácia do tratamento dada a potencialização dos efeitos sobre a parede do vaso (efeito químico + físico). Apresenta excelentes resultados permitindo que veias de maior calibre que necessitariam de um procedimento cirúrgico e vasos azulados possam ser eliminados.

Laser

Atualmente o laser pode ser utilizado como complementar à escleroterapia e crioescleroterapia melhorando os resultados e diminuindo o tempo de tratamento. O laser leva ao aumento da temperatura no interior do vaso, causando sua eliminação. Podemos tratar os mais variados tipos de vasos desde os mais finos aos mais calibrosos.

Microcirurgia

Este procedimento pode ser realizado no consultório ou hospital. Utilizando-se a anestesia local e micropunções podemos remover as veias doentes com excelentes resultados estéticos, sem a necessidade de sutura com pontos.

Tratamento com espuma

Uma técnica diferente de escleroterapia onde utilizamos uma substância em forma de microespuma. Este tratamento mostrou-se eficaz em vários trabalhos científicos para tratamento de varizes de maior diâmetro. Em alguns casos pode solucionar o problema da doença venosa evitando-se um procedimento cirúrgico em pacientes de alto risco.

TRATAMENTO DE VARIZES EM HOSPITAL

Termoablação com laser ou Radiofrequência

Neste caso a veia Safena deve ser tratada pois apresenta-se dilatada e com fluxo invertido (sangue retorna para os pés ao invés de direcionar-se para o coração). A fibra do laser ou radiofrequência é introduzida no interior da veia a ser tratada. Ocorre um aumento de temperatura na extremidade da fibra, causando uma lesão irreversível da parede da veia.

Cirurgia convencional

Em alguns casos, devido ao calibre e gravidade da doença venosa, a utilização do laser / Radiofrequência está contraindicada. Nesse caso, o procedimento deverá ser realizado como a retirada das veias doentes comumente realizados em ambiente hospitalar.

EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NO AUXÍLIO DO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

Veinlite ou Fleboscópio

Aparelho que emite forte intensidade de luz através de um cabo de fibra ótica possibilitando a visualização das microvarizes profundas.

Veinnavi

Através da emissão de luz infravermelha, possibilita em tempo real a visualização de toda a árvore venosa da pele possibilitando identificação de varizes e microvarizes associadas aos vasinhos da superfície. Auxilia no tratamento durante as sessões de laser e na demarcação das varizes antes da cirurgia.

Fredo ou Siberian

é um sistema de refrigeração que consiste na aplicação de um forte jato de ar gelado que protege a pele. Além disso, causa um efeito analgésico temporário aumentando o conforto e eficácia durante a realização dos procedimentos ambulatoriais.

CUIDADOS APÓS OS PROCEDIMENTOS

O desenvolvimento nos últimos anos de novas técnicas aumentou as possibilidades de tratamento para diversas situações clínicas. Para a escolha do tratamento ideal, o diagnóstico adequado deve ser realizado através do exame físico durante a consulta e do Doppler venoso. Assim poderemos estabelecer quais as veias acometidas, a extensão da doença e localização.

Sempre após qualquer tratamento de varizes, espera-se que ocorra algum hematoma no local.

Na presença dele faz-se necessário alguns cuidados para melhores resultados estéticos:

  • Utilização de cremes/pomadas: pelo período de 2 a 4 semanas.
  • Exposição ao sol: Comumente quando o procedimento visa tratar vasos (escleroterapia, crioescleroterapia e Laser), ao redor de 1 a 2 semanas sem a exposição dos raios solares. Nos pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos, ao redor de 2 meses.

 

Outras medidas adicionais são necessárias:

  • Repouso: necessário somente após procedimentos cirúrgicos. Na maior parte dos casos, o tempo máximo de repouso não excede 5 a 7 dias. O uso da meia possibilita o retorno mais precoce as atividades rotineiras.
  • Meia elástica: São utilizadas com o objetivo de diminuir o inchaço que pode existir após o procedimento. O uso está indicado pelo período de 3 a 4 semanas após tratamentos cirúrgicos.

 

Alguma dúvida?

Entre em contato com uma das nossas unidades.

Unidade Ipiranga

Unidade Bela Vista