TROMBOSE VENOSA PROFUNDA ( TVP) – Causas e Tratamentos

A Trombose Venosa Profunda, conhecida como TVP é causada pela formação de coágulos no interior das veias sendo mais frequente nos membros inferiores.

Os pacientes de maior risco são aqueles com história familiar associado a algum fator predisponente como: uso de anticoncepcionais ou tratamento hormonal, idade, tabagismo, presença de varizes, pacientes com insuficiência cardíaca, tumores malignos, obesidade ou a história pregressa de trombose venosa. Além disso, sabe-se que cirurgias de médio e grande portes, infecções graves, traumatismo, a fase final da gestação e o pós-parto e qualquer outra situação que leve a mobilidade reduzida ou a imobilização prolongada (paralisias, infarto agudo do miocárdio, viagens aéreas longas, etc) são situações de risco para a ocorrência da TVP.

A sua maior complicação, que é potencialmente grave, é a Embolia Pulmonar, que ocorre quando um trombo se solta e migra até os pulmões.

O diagnóstico clínico se caracteriza pela presença de dor e inchaço no membro comprometido. Outros sinais como, coloração azulada da pele, aumento da temperatura e até febre baixa podem existir. A confirmação diagnóstica é feita pelo Ultrassom Doppler.

O tratamento da TVP é clínico com o uso de substâncias anticoagulantes que impedirão a formação de trombos e evolução da trombose.

Alguma dúvida?

Entre em contato com uma das nossas unidades.

Unidade Ipiranga

Unidade Bela Vista